Os Sabores de Verão
Cada estação oferece diferentes sabores, e o Verão é caracterizado pela abundância de frutas e vegetais suculentos que nos proporcionam uns meses de verdadeira delícia. No entanto, alguns desses alimentos básicos são dificéis de cozinhar e conservar corretamente, o que leva a que se estraguem sem termos a oportunidade de os provar.
Seguem, então, algumas dicas de como aproveitar ao máximo o que esta estação nos dá.
Frutas
Doces e coloridas como a melancia ou o melão, quando bem armazenadas, têm uma vida boa na prateleira de casa. Mas existem tantas outras de que podemos desfrutar.
Abacate
Embora o abacate possa não ser a fruta preferida no verão, ele tem muitas utilidades em receitas salgadas e doces. Como o abacate é um pouco insípido sozinho, basta imaginação para criar - principalmente no pico de maturação.
Escolha e armazenamento:
Os abacates maduros são geralmente verdes escuros, mas podem variar em cor, então certifique-se de fazer um teste de pressão. Deve ser capaz de aplicar uma pressão suave e sentir um pouco de aperto quando estiver maduro. Geralmente, um abacate comprado em loja estará no pico de maturação dois dias após a compra. Pode armazenar abacates não cortados no frigorífico para retardar o processo de amadurecimento. Quando cortado, guarde o abacate restante num saco fechado com o caroço deixado de um lado, esprema uma pequena quantidade de suco de limão na superfície para retardar o escurecimento.
Modo de uso:
Os abacates podem assumir sabores doces e salgados. Para um prato saboroso, experimente-os no pequeno-almoço com torradas com tomate e sal ou picado numa salada. Como sobremesa, experimente usar um abacate maduro demais como espessante para massas de bolo e mousses.
Pêssegos
Os pêssegos são uma das frutas mais doces, mas o seu único senão é o temido caroço e a sujidade que costumam acompanhar a sua confeção e comê-los. No entanto, esse não precisa ser o caso, então pode voltar a sentir-se bem ao comê-los neste verão.
Armazenamento e corte:
Os pêssegos são delicados, o que os torna um pouco difíceis de cortar. No entanto, antes de cortar o pêssego, planeie com antecedência e guarde-o no frigorífico ou mergulhe-o em água gelada durante alguns minutos para que endureça um pouco. O resfriamento tornará muito mais fácil descascar a pele. Depois de retirar o caroço e cortá-lo em rodelas, esprema o sumo de limão por cima e guarde os pedaços restantes embrulhando-os em papel alumínio e colocando-os no frigorífico.
Modo de uso:
Use os seus pêssegos em limonada ou chá gelado para adicionar sabor de frutas. Os pêssegos também podem ser ótimos em pratos salgados, como saladas e molhos.
Morangos
A cor vermelha brilhante de um morango é atraente e o seu sabor refrescante é perfeito para um dia mais quente de verão. Pode ser frustrante quando eles ficam pastosos rapidamente, mas não desista ainda - existem maneiras de mantê-los gordos e perfeitos que você pode não ter considerado.
Escolha e armazenamento:
Compre um recipiente com morangos vermelhos mais claros. A cor mais clara significa que não estão maduros, mas em breve estarão prontos para comer. Ao fazer isso, você prolongará a sua vida útil se não comer todos de uma vez. A melhor maneira de armazenar morangos cortados é congelá-los num saco plástico.
Modo de uso:
Morangos são um ótimo alimento de verão em saladas e sobremesas. Para um pequeno-almoço farto e saudável, congele os morangos para adicionar a um smoothie!
Melancia
Os piqueniques não ficam completos sem suculentas fatias rosadas de melancia fresca e refrescante. Faz com que o trabalho pesado e o corte valham a pena, mas pode ser um pouco deprimente quando fica muito encharcado.
Fatias e cubos:
É melhor cortar a melancia logo antes de usar para manter a polpa o mais fresca possível, pois a casca protege bem. Esta fruta grande e pesada requer algum planeamento antes de ser aberta, então decida se quer fatias estilo piquenique ou pedaços em cubos de antemão. Corte a casca em ambas as pontas e coloque a melancia numa das pontas cortadas para tornar o corte mais estável.
Modo de uso:
A melancia é uma delícia saborosa por si só, mas já considerou a melancia num gelado? Experimente fazer o seu próprio misturando fatias de melancia com uma mistura de xarope simples e depois congelando.
Vegetais
Mesmo aqueles que normalmente evitam comer os seus vegetais não podem negar o quão deliciosos os vegetais de verão podem ser. Da grelha à cobertura, os vegetais mencionados abaixo brilham melhor nesta temporada, portanto, mantenha-os frescos por mais tempo com estas dicas.
Vagem
Você pode estar habituado a comer feijão verde em lata fora da temporada, mas agora que o feijão verde fresco está disponível, você pode saborear o sabor e estalar novamente. Veja como manter a pressão antes que se estrague.
Armazenamento e corte:
Os feijões verdes frescos duram cerca de sete dias quando são lavados e guardados no frigorífico. No entanto, você pode cortar as pontas do feijão verde e congelá-lo para preservá-lo por mais tempo.
Modo de uso:
Os feijões verdes são ótimos como acompanhamento, mas também pode tentar grelhar e glacear para adicionar sabor e textura.
Abobrinha
A cor amarela ensolarada da abóbora é uma adição agradável e brilhante a qualquer prato de vegetais. Semelhante à abobrinha, só precisa de cortá-la e servi-la antes que fique mole.
Armazenamento:
Mantenha s sua abóbora sem cortar até que esteja pronta para cozinhar. Verifique periodicamente fazendo um teste de pressão, garantindo que não haja compressão. A abóbora deve ser conservada de cinco a sete dias no frigorífico e de um a três dias a temperatura ambiente.
Modo de uso:
Fatie e grelhe a sua abóbora para um excelente acompanhamento vegetal, ou pode criar um divertido macarrão de abóbora usando um espiralizador de vegetais.
Milho doce
O sabugo de milho é um alimento básico para churrascos no verão, e há muitos usos para o milho doce no verão. Remover a casca pode ser um processo complicado, mas vale a pena!
Escolha e corte:
Na hora de escolher o milho, pegue em cada espiga e, se estiver firme e tiver peso, é bom para comprar. Um bom truque para descascar é cortar as pontas da casca e do milho e colocá-lo no micro-ondas por dois minutos. Quando remove a casca e a seda, o milho deve deslizar para fora.
Modo de uso:
Use em saladas grelhadas com manteiga.
Tomate
Embora sejam tecnicamente uma fruta, os tomates são saborosos o suficiente para serem considerados vegetais pela maioria. Veja como encontrar e servir os tomates perfeitos.
Escolha:
Resista a apertar os tomates ao fazer uma seleção. Em vez disso, pegue nele e sinta o seu peso - ele deve parecer pesado para o seu tamanho. Ele também deve ter um aroma doce e terroso, e quanto mais aroma tiver, mais saboroso será.
Modo de uso:
Os tomates podem ser ótimos em pratos em quase todas as formas, desde cozidos a secos ao sol. Experimente uma refrescante salada caprese no almoço ou salpique o seu macarrão com tomates secos ao sol para o jantar.
americanlifestylemag.com e Atlas da Saúde