Formas de se desconetar da tecnologia nas férias
Nos dias de hoje torna-se demasiado complicado desligar-se do mundo virtual, mesmo em tempo de férias. No entanto, está cientificamente provado que, desconetar-se das tecnologias durante algum tempo, traz benefícios evidentes para a saúde, entre eles, a redução do stress, melhores noites de sono, melhoria na vida social e no humor.
Para que isso aconteça, basta seguir algumas dicas que ajudarão a tirar férias de todos os dispositivos eletrónicos, nas suas próprias férias.
- Avise quem está à sua volta de que está a fazer uma pausa. Assim, tanto familiares como colegas de trabalho sabem que está a descansar, e defina com eles uma forma de contato apenas em situação de emergência.
- Escolha um local com acesso limitado a Internet. Ou então deixe o telemóvel no hotel. Assim não fica tentado a ver constantemente o que se passa do outro lado do ecrã.
- Planeie as férias. Principalmente de forma a que consigam resolver questões sem ter de o contatar. Nem que para isso tenha de tirar férias por períodos mais curtos. Em vez de se desligar durante duas semanas, pode optar por fins de semana prolongados. Assim poderá fazer pausas mais vezes mas durante menos tempo, não atrapalhando as questões profissionais.
- Leve apenas o imprescindível. Isto é, evite levar demasiados aparelhos consigo, apenas o essencial para, em caso de necessidade extrema, poder contatar ou ser contatado.