Formas de ensinares o teu cérebro a manter-se focado
- Planeia e visualiza algumas tarefas mais difíceis a cada dia
Como parte da tua rotina matinal, estabelece de uma a três tarefas críticas que precisam ser feitas durante o dia. Não penses nelas apenas superficialmente. Visualiza-as e simula o que sentirás assim que estiverem concluídas.
Se pensares seriamente no sucesso do teu dia, o teu subconsciente fará tudo para tornar os teus pensamentos realidade
- Encontra o teu horário de pico
Para encontrares o teu horário mais produtivo – horário de pico – deves medir a tua produtividade durante várias horas do dia.
Precisarás de, pelo menos, uma semana para estabelecer esse horário. Assim, se tentares fazer as tarefas mais importantes do dia das 8 da manhã às 10 da manhã, experimenta fazê-lo durante uma semana. Na semana seguinte foca a tua atenção para fazer essas tarefas começando às 10 da manhã e terminando às 12h.
- Trata a tua mente como um músculo
Treinar o teu cérebro a manter-se focado é como fazer exercícios para ganhar massa muscular. Sempre que sentes que “deves parar de trabalhar”, deves puxar um pouco mais.
Se tiveres um grande problema em que tenhas de te focar no momento, deves tentar trabalhar nisso durante 1 hora sem interrupção. Constrói os teus níveis de foco gradualmente. Nas primeiras duas semanas, tenta focar-te durante 20 minutos, faz uma pausa de 5 minutos, e retoma.
Em dois meses, deves estar apto a manter-te focado durante 60 minutos e conseguir fazer muita coisas durante esse tempo.
- Constrói força de vontade e disciplina
Quando dizes a ti próprio, “Eu deveria fazer exercício físico”, deves substituir imediatamente o “deveria” pelo “devo”. De outra forma, o teu cérebro não levará as tuas intenções a sério e não se “preocupará” em ajudar.
Força de vontade e disciplina são duas caraterísticas relacionadas que devem ser desenvolvidas em conjunto. A tua força de vontade é o combustível das tuas ações. A tua disciplina é a capacidade de ires além dos teus pensamentos, zona de conforto, e preguiça.
Isto é o que pouca gente te irá dizer: estas habilidades requerem uma prática consistente, construí-las não é fácil, e desistir não é opção.
- Evita distrações
Não conseguirás treinar o teu cérebro a manter-se focado a não ser que garantas que o ambiente à tua volta não as tem.
O teu telemóvel, por exemplo, não deve perturbar a tua atenção. Desliga as notificações, diz “NÃO” sempre que alguém te interrompe, e sê comprometido a cortar qualquer distração ao teu redor.
- Aproveita o poder dos hábitos
Se conseguires ter hábitos poderosos, não dependerás da tua motivação e força de vontade para seres focado. A tua mente reconhecerá o padrão e fará o necessário facilmente.
Por exemplo, quando lavas os dentes e a cara de manhã, fazes isso automaticamente sem usar uma quantidade significante de foco, energia ou motivação. Construir hábitos produtivos é como ensinar o cérebro a comportar-se em momentos diferentes, mas específicos.
- Pratica a atenção total
Uma plena atenção implica autoconsciência. Pratica-la é nada mais do que focar toda a atenção no momento presente. Os teus pensamentos e sentimentos presentes, o ambiente que te rodeia, a tua respiração, o teu batimento cardíaco… tu escolhes.
Podes praticar em variadas situações: enquanto lês, trabalhas, estudas, lavas a louça, caminhas no parque, e assim por diante. Quando o que acontece agora é uma prioridade para o teu foco, reagirás melhor na maior parte das situações.