Erros a evitar com plantas
As plantas têm a capacidade de tornar o ambiente de casa mais acolhedor. No entanto, a tarefa de as manter de boa saúde torna-se, muitas vezes, um desafio difícil de alcançar. De seguida, apresentam-se algumas dicas de como cuidar das plantas e os erros mais comuns a evitar.
Demasiada ou deficiente quantidade de água. Esta é uma questão habitual, não saber quando se deve voltar a regar a planta. Elas precisam de um solo húmido mas não encharcado e, portanto, a melhor forma de saber se se deve voltar a regar é tocar no solo e verificar de está seco ou se ainda retém alguma água e o melhor é esperar. Deve-se, também, regar uniformemente e não só num local do vaso.
Não trocar a planta de vaso. A maioria das plantas deve ser replantada para vasos maiores daqueles onde são compradas para que as raízes tenham espaço para crescer.
Não ler as etiquetas. É essencial conhecer a planta que está a adquirir de forma a perceber como tratá-la. Seja para colocá-la no ambiente mais adequado, seja para estar informado sobre as suas caraterísticas.
Muita ou pouca luz. A forma mais simples de perceber se a planta recebe a luz que precisa é pela cor das folhas que podem ficar queimadas por terem luz a mais. Por outro lado, se as folhas se direcionam no sentido da luz e as suas folhas não apresentam brilho e vivacidade, é sinal que estão a sentir falta de luminosidade.
Temperaturas extremas. Isto vale tanto para o verão como para o inverno. Se a planta estiver próxima de uma janela,é necessário considerar a temperatura do exterior para que não esteja exposta a temperaturas demasiado altas no verão ou demasiado baixas no inverno.
Não usar solo de qualidade. Um bom solo é essencial para uma planta bonita e saudável. Algumas plantas dão-se melhor em solo compato e outras em solo que drene bem, para evitar que as raízes apodreçam.