Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

2good

lifestyle, curiosidades

Dormir muito ou pouco?

05.08.21 | Ema

É durante o período de sono que o corpo restaura as suas principais funções. Logo, é essencial que esta função seja de qualidade.

O recomendado por vários especialistas é que, num adulto, este período de tempo varie entre as 6 e as 8 horas, sem interrupções, de forma a que seja possível repôr energias e regular o organismo, essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Dormir menos que o recomendado está associado ao aumento de peso e à obesidade. Além de alterar a produção de hormonas responsáveis pelo equilíbrio da sensação de fome, isto faz com que se faça mais refeições do que as necessárias, além da tendência para alimentos mais calóricos e ricas em gorduras e açúcares.

Provoca, também, uma baixa no sistema imunológico, ficando o corpo com maior propensão a doenças, como a diabetes, doenças cardíacas e doenças mentais.

Por seu lado, dormir mais tempo que o descrito, também não é recomendado. Como durante o sono há redução da atividade cardiovascular, da pressão arterial e da frequência cardíaca, o ideal é que haja um equilíbrio neste período de tempo, para que não se desenvolvam os problemas acima referidos causados pelas horas a menos.

 

dormir-mal-1.jpg