Doenças cardiovasculares - dicas para evitá-las
Apesar de terem influência genética, existem algumas atitudes que podemos ter que ajudam a evitar as doenças cardiovasculares. A base é, acima de tudo, ter hábitos alimentares e de vida saudáveis.
De seguida, apresentam-se algumas dicas eficazes e que implicam, apenas, algumas mudanças no estilo de vida.
Alimentação saudável. Evitar o consumo excessivo de gordura, açúcar ou sal, optando pela ingestão de preferencial de alimentos naturais, como frutas, legumes, fibras, carnes magras, o menos processados possível.
Exercício físico. Não só para as doenças cardiovasculares como para tantas outras, a atividade física é fundamental para um estilo de vida saudável, tanto para o corpo como para a mente. Tendo sempre em conta a sua condição física atual (e com aconselhamento médico), o ideal será apostar em exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação, bicicleta, pelo menos 3 vezes por semana.
Evitar o tabaco e o excesso de álcool. Igualmente eficaz para estas doenças como para tantas outras.
Evitar o stress excessivo. A rotina diária dificulta a diminuição de situações de stress. Mas existem algumas formas que podem ajudar a reduzir esta condição, como tentar manter rotinas e horários, evitar o excesso de trabalho, bem como, praticar algumas atividades que facilitam esta redução, como a meditação.
Vá ao médico. Estas doenças são, na sua maioria, silenciosas. Portanto, o acompanhamento médico torna-se fundamental para preveni-las ou detetá-las. Análises ao sangue, controlo da tensão arterial são alguns exemplos de como pode ajudar a cuidar de si.