Dicas para tornar a organização um hábito
Criar um novo hábito nem sempre é fácil, mais ainda, quando falamos de organização.
Ser organizado não é um traço de personalidade mas sim, um conjunto de habilidades que se adquirem e atitudes que se tomam com vista a melhorar o dia-a-dia.
Seguem algumas ações que podem ser tomadas para tornar a organização um hábito a longo prazo:
- Autoconhecimento: saber quais as áreas da nossa vida que precisam de maior atenção e quais os objetivos que temos para essas mesmas áreas, seja em casa, no trabalho, etc.
- Anotar tudo: numa agenda, por exemplo, para não haver esquecimentos ou falhas e andar a fazer coisas à pressa. Isso ajuda a libertar a mente para outras tarefas do dia-a-dia.
- Começar devagar: para dar tempo ao cérebro de se habituar à mudança e poder ir aumentando essas alterações gradualmente.
- Manutenção: será o mais importante e, também, o mais difícil. Porque se procura a 'perfeição' e as falhas vão aparecer. É necessário manter o foco, fazer as alterações, caso sejam necessárias e seguir em frente nos objetivos propostos.
- Minimizar: verificar o que está a mais e pode ser descartado. No campo da organização, menos é mais, menos que limpar, menos que organizar, menos confusão.