Como trabalhar inteligentemente
- Sem Distrações
Redes sociais, mensagens no telemóvel, ou até mesmo o som das notificações são a principal causa da baixa produtividade no trabalho. Decide um período específico em que vais trabalhar e desliga o telemóvel ou coloca no modo avião, de forma a não haver distrações durante esse tempo.
Colocar em prática esta regra diariamente, elevará o teu foco e produtividade a outro nível.
- Usa a técnica Pomodoro
Estudos demonstram que trabalhar em períodos de tempo eleva a produtividade. Divide o teu trabalho em 20 ou 25min de trabalho seguido, e depois 5 ou 10min de descanso.
Durante os minutos de trabalho, o único foco é a realização das tarefas necessárias. Assim que passarem esses 25min, faz uma pausa para movimentar, descansar um pouco e preparar para os 25min seguintes. Normalmente, após 4 sessões de 25min, é recomendável uma pausa alongada de 30 ou 50min.
- Usa recursos de fora
Descobre no que és bom e foca-te nisso. Tem noção das áreas em que és menos bom e descobre a pessoa que é muito boa nisso.
Por exemplo, és mesmo bom na criação de textos para o teu negócio, mas o design é a tua parte fraca. Dedica o teu tempo a escrever mais ainda e encontra alguém que faça o design para aquilo que escreves.
Isso ajudará a conseguir mais em menos tempo, mantendo a qualidade elevada.
- A regra dos 6 objetivos
Ambicionar terminar 20 tarefas no mesmo dia, provavelmente, fará com que exista procrastinação ou diminuição da qualidade do trabalho. A cada dia, ambiciona não mais do que 6 coisas feitas.
Trabalha até estarem realizadas. As que não terminares nesse dia, passam para o dia seguinte. Assim, se terminares apenas 4, só podes adicionar mais 4 no dia seguinte, mantendo sempre a lista de 6 objetivos diários.
- Usa as seguintes fórmulas
Importante + Urgente = Faz Agora
Importante + Não Urgente = Planeia
Não Importante + Urgente = Delega
Não Importante + Não urgente = Não Faças