Como prevenir o mofo em casa
Independentemente do quão se tente manter a casa limpa, é inevitável uma guerra ocasional com o mofo. E, apesar dos tipos mais comuns de mofo serem inofensivos, existem alguns que podem ser prejudiciais se não forem eliminados.
Geralmente, é em ambientes húmidos, quentes e escuros que ele prolifera, portanto, o ideal é verificar regularmente esses locais. E seguir algumas dicas para a prevenção desse problema.
Ventilar
Abrir as janelas e promover a renovação do ar. Deixar o sol entrar ajuda a prevenir o excesso de humidade. Ter uma ventilação adequada quando se praticam atividades rotineiras como cozinhar ou tomar banho quente, abrindo as janelas ou utilizando um exaustor.
Verificar infiltrações
Secar as áreas húmidas da casa, resolvendo problemas de infiltração de água.
Móveis afastados da parede
Colocar os móveis afastados das paredes de forma a ser possível higienizar essa zona e evitar a proliferação de bactérias.
Produtos antimofo
Sempre que houver uma construção ou reforma na casa, optar por produtos antimofo ou impermeáveis, como as tintas. Especialmente nas zonas mais propensas a humidade, como cozinha ou wc.
Colocar giz ou carvão nos móveis
Em pequenos saquinhos, esses pedaços de giz ou carvão são bons absorventes da humidade. Quando estiverem húmidos é só trocar por novos.