Alimentos a evitar quando as temperaturas estão muito elevadas
Com o calor em força, o risco de desidratação é grande, já que há uma maior perda de água e sais minerais pelos organismos. É preciso ter em conta, também que, nesta altura do ano, é necessária uma maior atenção à conservação dos alimentos, uma vez que se podem deteriorar mais facilmente.
Assim sendo, existem alguns alimentos que se devem evitar quando os termómeros disparam.
Café ou bebidas alcoólicas. Se tem por hábito tomar o seu café de manhã, não há problema em continuar a fazê-lo. Apenas precisa de ter atenção a cafés durante o dia. O café é diurético, e como qualquer bebida diurética vai acelerar a perda de água pelo corpo, quando o essencial nesta altura é manter a hidratação corporal. Em relação a bebidas alcoólicas, o problema é o mesmo - o álcool também tem a capacidade de desidratar.
Molhos. O risco de se estragarem nos dias de calor é grande, por isso, use-os apenas se tiver a certeza do seu perfeito acondicionamento.
Comida picante. Já todos sentimos o calor provocado por aquela comida mais condimentada. Isso significa que a temperatura corporal aumenta quando ingerimos comidas picantes, o que pode levar a um processo de desidratação não desejado.
Cremes. Essencialmente usados em bolos, exigem cuidados redobrados, uma vez que o risco de se estragarem com o calor é grande.
Refrigerantes. Bebidas com alto teor de açúcar devem ser evitadas. Seja porque está com sede, ou até mesmo sem sentir necessidade de beber, opte sempre por água.