Algumas dicas para poupar dinheiro
Todos já ouvimos este conselho: 'Se queres poupar dinheiro, tens que reduzir os gastos!'. No entanto, não é tarefa fácil, principalmente quando não conseguimos identificar aqueles que, parece não conseguirmos controlar.
Seguem algumas dicas sobre como podemos fazer algumas poupanças mensais.
Afixe valores
Isto pode servir para dívidas ou até para aquele valor que estamos a economizar para férias, algo que queremos adquirir, etc. Visualizar estes números cria comprometimento, ou seja, vai fazê-lo lembrar-se com frequência de que precisa reduzir gastos. Tanto serve visualizar afixado na porta do frigorífico, como no escritório ou até numa aplicação para telemóvel.
Faça uma lista de compras
Este item ajuda a evitar comprar o desnecessário, as chamadas compras por impulso. Assim vai restringir-se apenas ao que precisa evitando gastos supérfluos.
Avalie as contas com os serviços de telecomunicações
Verifique quais são os reais gastos com estes serviços públicos e tente renegociar com as operadoras. Isto serve para TV, Internet e telefone ou telemóvel. Poderá aí conseguir um ajuste que fará diferença no orçamento mensal.
Planeie a alimentação
Faça o planeamento das refeições para a semana, seja para o que vai confecionar em casa, seja para o que poderá levar para o trabalho no dia seguinte. Assim evita gastos com refeições fora de casa.
Poupe na água
Opte pelo duche em vez do banho de imersão, e escolha programas económicos nas máquinas de lavar louça e roupa.
Poupe na eletricidade
Opte por eletrodomésticos de classe A, que são mais económicos e amigos do ambiente, e evite ter muitos aparelhos em stand-by, por exemplo. Pode optar, também, por dispositivos que detetam a presença de pessoas para accionar a luz, assim evita esquecer aquela luz ligada durante horas. Aproveite ao máximo a luz natural.
Poupe em combustível
Partilhe boleia com colegas de trabalho que moram perto. Isso vai fazer com que poupe nas viagens para o trabalho e muitas vezes até no estacionamento do carro.
Verifique as taxas cobradas pelo seu banco
Muitas das vezes são valores que aparecem no meio do extrato e que nem nos apercebemos, mas que, se fizermos a soma no final do ano, não totaliza um valor pequeno. Avalie e pondere até mudar de banco, se for caso disso.
imagem: suno.com