Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

2good

lifestyle, curiosidades

A importância da saúde mental - dicas para manter a mente sã

29.07.21 | Ema

Falar em saúde mental ainda é um enorme tabu. Seja porque é um luxo, uma coisa de gente rica, seja porque é associado a 'malucos', ou até mesmo porque não há tempo para tratar ´dessas coisas'.

No entanto, a saúde mental é um fato comprovado. Se o corpo pode adoecer, a mente também. Não é sinal de fraqueza, nem de inferioridade, é sinal de que se foi muito forte e tentou de tudo, mas agora precisa de ajuda. Vários fatores podem desencadear estes problemas, sejam eles de nível profissional, familiar, socioeconómico, biológico, entre tantos outros.

Apesar de muitas vezes ser necessário recorrer a ajuda profissional, existem algumas formas de ajudar a manter a mente sã e ter uma vida melhor. Entre elas, podem ser:

- Cuidar de si, do seu corpo, tratar-se bem, seja a nível nutricional, seja a nível estético;

- Reservar tempo para a família, para os momentos de lazer, ou seja, fazer a separação da vida profissional da vida familiar. A vida não é só trabalho;

- Praticar atividade física, que pode ir desde a simples caminhada a treinos num ginásio, empenhar-se nalguma atividade que lhe transmita prazer;

- Exercitar a mente, seja com um bom livro, ou filme, pintar, ou aprender a fazer alguma coisa nova;

- Dormir bem;

- E procurar ajuda, também, perto daqueles que lhe são próximos, admitir que não está bem e que precisa de ajuda. A partir do momento em que se admite o que se está a passar, é tudo muito mais fácil de resolver.

E lembrar-se sempre, tudo melhora. E o tempo é bom conselheiro!

Mental_Health__IBS__Effectiveness_of_psychologi.or