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lifestyle, curiosidades

Formas de ensinares o teu cérebro a manter-se focado

27.04.22 | Ema

- Planeia e visualiza algumas tarefas mais difíceis a cada dia

Como parte da tua rotina matinal, estabelece de uma a três tarefas críticas que precisam ser feitas durante o dia. Não penses nelas apenas superficialmente. Visualiza-as e simula o que sentirás assim que estiverem concluídas.

Se pensares seriamente no sucesso do teu dia, o teu subconsciente fará tudo para tornar os teus pensamentos realidade

 

- Encontra o teu horário de pico

Para encontrares o teu horário mais produtivo – horário de pico – deves medir a tua produtividade durante várias horas do dia.

Precisarás de, pelo menos, uma semana para estabelecer esse horário. Assim, se tentares fazer as tarefas mais importantes do dia das 8 da manhã às 10 da manhã, experimenta fazê-lo durante uma semana. Na semana seguinte foca a tua atenção para fazer essas tarefas começando às 10 da manhã e terminando às 12h.

 

- Trata a tua mente como um músculo

Treinar o teu cérebro a manter-se focado é como fazer exercícios para ganhar massa muscular. Sempre que sentes que “deves parar de trabalhar”, deves puxar um pouco mais.

Se tiveres um grande problema em que tenhas de te focar no momento, deves tentar trabalhar nisso durante 1 hora sem interrupção. Constrói os teus níveis de foco gradualmente. Nas primeiras duas semanas, tenta focar-te durante 20 minutos, faz uma pausa de 5 minutos, e retoma.

Em dois meses, deves estar apto a manter-te focado durante 60 minutos e conseguir fazer muita coisas durante esse tempo.

 

- Constrói força de vontade e disciplina

 Quando dizes a ti próprio, “Eu deveria fazer exercício físico”, deves substituir imediatamente o “deveria” pelo “devo”. De outra forma, o teu cérebro não levará as tuas intenções a sério e não se “preocupará” em ajudar.

Força de vontade e disciplina são duas caraterísticas relacionadas que devem ser desenvolvidas em conjunto. A tua força de vontade é o combustível das tuas ações. A tua disciplina é a capacidade de ires além dos teus pensamentos, zona de conforto, e preguiça.

 Isto é o que pouca gente te irá dizer: estas habilidades requerem uma prática consistente, construí-las não é fácil, e desistir não é opção.

 

- Evita distrações

Não conseguirás treinar o teu cérebro a manter-se focado a não ser que garantas que o ambiente à tua volta não as tem.

O teu telemóvel, por exemplo, não deve perturbar a tua atenção. Desliga as notificações, diz “NÃO” sempre que alguém te interrompe, e sê comprometido a cortar qualquer distração ao teu redor.

 

- Aproveita o poder dos hábitos

Se conseguires ter hábitos poderosos, não dependerás da tua motivação e força de vontade para seres focado. A tua mente reconhecerá o padrão e fará o necessário facilmente.

Por exemplo, quando lavas os dentes e a cara de manhã, fazes isso automaticamente sem usar uma quantidade significante de foco, energia ou motivação. Construir hábitos produtivos é como ensinar o cérebro a comportar-se em momentos diferentes, mas específicos.

 

- Pratica a atenção total

Uma plena atenção implica autoconsciência. Pratica-la é nada mais do que focar toda a atenção no momento presente. Os teus pensamentos e sentimentos presentes, o ambiente que te rodeia, a tua respiração, o teu batimento cardíaco… tu escolhes.

Podes praticar em variadas situações: enquanto lês, trabalhas, estudas, lavas a louça, caminhas no parque, e assim por diante. Quando o que acontece agora é uma prioridade para o teu foco, reagirás melhor na maior parte das situações.

 

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Frases poderosas para aprender com RUMI

26.04.22 | Ema
  1. Sempre que te sentires sozinho lembra-te que Deus mandou toda a gente embora para que estivesses apenas tu e Ele.

  2. Eleva as tuas palavras, não a voz. É com a chuva que as flores crescem, não com a tempestade.

  3. A tua tarefa não é procurar por amor, mas sim, procurar e encontrar todas as barreiras dentro de ti que construíste contra isso.

  4. A arte de conhecimento é conhecer o que ignoras.

  5. Ontem eu era esperto, e queria mudar o mundo. Hoje sou sensato, e estou a mudar-me a mim.

  6. Não te satisfaças com histórias, como as coisas aconteceram com as outras pessoas. Descobre a tua própria história.

  7. Lembra-te sempre de que és mais corajoso do que acreditas, mais forte do que pareces, mais esperto do que pensas, e duas vezes mais bonito do que alguma vez imaginaste.

  8. As palavras são um pretexto. É o caráter que atrai uma pessoa à outra, não as palavras.

  9. Impulsiona a tua vida. Encontra aqueles que te ajudam a fazê-lo.

  10. As feridas são o lugar pelo qual entra a luz dentro de ti.

  11. É o teu caminho, e apenas tu. Os outros podem caminhar contigo, mas ninguém pode caminhar por ti.

  12. Assim que começas a andar pelo caminho, o caminho aparece.

  13. A única beleza duradoura é a beleza do coração.

  14. Tem a certeza de que na religião do Amor não há crentes ou céticos. O Amor envolve a todos.

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7 hábitos simples que podem resolver 80% dos teus problemas

21.04.22 | Ema

Criar um ritual da manhã

Tem um ritual da manhã para ti próprio. Pratica o acordar cedo – isto deixa-te preparado para enfrentar o dia.

Tem algum tempo para te exercitares.

Tem algum tempo para meditação. Quanto mais o praticares, melhor a vida se torna.

 

Se algo demora 5 minutos ou menos, fá-lo.

Se podes fazer alguma coisa que demora menos de 5 minutos a completar – fá-lo da forma correta.

Completar essas tarefas simples rapidamente previne a desorganização e o stress mais tarde.

 

Tem Não-Negociáveis

Os meus Não-Negociáveis são:

Manhã:

- 20 minutos de caminhada.

- 10 minutos de meditação.

- Duche frio.

- 10 minutos de escrita.

Noite:

- Nada de ecrãs 1 hora antes de deitar.

- Nada de comida 2 horas antes de deitar.

- Alongar.

 

Segue a regra dos 80/20

Investe a maior parte da tua energia e tempo em tarefas específicas que criam grande impacto e maximizam a tua produtividade.

20% das tarefas rendem 80% dos resultados.

 

Descansa o suficiente

Sem o descanso necessário, não consegues aproveitar ou melhorar a tua vida.

Para teres as coisas feitas da forma desejada, tens que dar o descanso suficiente ao teu corpo e à tua mente.

Não descansar o que é preciso deixa-te irritado e reduz a tua capacidade de concentração.

 

Faz um detox de redes sociais

Controla o tempo que passas no teu telemóvel – coloca um temporizador para o fazeres.

Passa 1 hora sem tocar no telemóvel ou ver tv, e repara no quanto aprecias isso.

 

Planeia o teu dia na noite anterior

Deixa tudo preparado para a manhã seguinte.

As coisas parecem mais simples quando estão planeadas.

 

habitos simples que podem resolver 80% dos teus pr

 

 

Tipos de conversa de que te deves afastar

20.04.22 | Ema

Bisbilhotice

Um cérebro ocioso é um cérebro do diabo.

Quando não tens nada para fazer ou nada que vale a pena ser dito, podes começar a criticar outras pessoas. Falar sobre elas e o seu caráter.

Por que quererás falar dessas pessoas nas suas costas? Gostarias do mesmo para ti?

Afasta-te desse tipo de coscuvilhice; isso destrói qualquer tipo de relacionamento.

 

Julgamento

Uma das piores caraterísticas de uma pessoa é julgar os outros. Isso só mostra inseguranças da pessoa que o faz.

As pessoas acham que o julgamento é uma ameaça à sua liberdade. Antes de julgar alguém, faz questão de conhecer todos os lados da sua história.

Por que não fazer do mundo um lugar melhor compreendendo em vez de julgar?

Não julgues alguém só porque não gostas dessa pessoa. Tudo tem uma razão por detrás.

 

Negatividade

Esta é uma das razões por detrás da ansiedade das pessoas, do desenvolvimento de depressão, insegurança e tristeza.

As pessoas, muitas das vezes, sobrevalorizam-se e outras, mais ainda, desvalorizam-se. Ambas transmitem negatividade.

Isto é como um rebuçado de veneno, que, lentamente, deteriora a condição mental da pessoa.

Tem coragem para enfrentar os medos em vez de te debateres com eles.

 

Reclamação

Reclamar é uma caraterística de irresponsabilidade.

Tudo o que queres pode não acontecer instantaneamente, pode não ir pelo caminho que desejas, o que não significa que devas reclamar disso.

Por que achas que a paciência é considerada uma grandiosa e nobre virtude?

Certamente, poderás ser abençoado com facilidades se conseguires, pacientemente, enfrentar a situação.

Não reclames. Em vez disso, assume a responsabilidade.

 

Mentir

A mentira é a mãe do pecado. Para te protegeres dum problema, mentes. Para encobrires essa mentira, mentes novamente. E assim continuamente.

A mentira tira a tua integridade.

A mentira não fica bem às pessoas boas. É, com certeza, uma má caraterística, de que todos nos queremos afastar.

A constatação é dura quando uma oportunidade se perde. Não sejas dessas pessoas.

E não mintas.

 

Desculpas

É melhor deixar claro do que arranjar desculpas por tudo e por nada.

Usar desculpas é o tipo mais comum de problemas que se vê nas pessoas.

As pessoas acham que as desculpas podem aliviar a responsabilidade das coisas, mas estão errados.

Tu podes não fazer o teu trabalho arranjando uma desculpa, mas apenas estás a adiar para mais tarde.

Em breve, ficarás sobrecarregado com isso tudo.

 

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Tipos de preguiça e como superá-los

19.04.22 | Ema

 

  1. Confusão: “Eu não sei o que fazer.”

Quando isto acontece começas a sentir-te sobrecarregado e não páras de pensar.

Os perfecionistas sofrem bastante com isto. Queres um resultado final, mas estás demasiado assustado sequer para começar.

O truque é começar e enfrentar os obstáculos pelo caminho. Irás aprender com os erros e evoluir.

 

  1. Medo neurótico: “Eu não consigo.”

Assim que ouves isto na tua cabeça, a única coisa que consegues fazer é o que está diante de ti. Em vez de leres aquele livro ou fazer aquele curso que te fará crescer, ficas parado. A fazer nada.

Mas é usual ter esta sensação algumas vezes. Especialmente quando começas algo novo ou te destacas nalguma coisa que não conseguirias anteriormente. Pensa nessas alturas e usa esse pensamento como combustível para começar.

 

 

  1. Mentalidade fixa: “Estou com medo e irei falhar e parecer idiota.”

Uma mentalidade parada significa que tens medo de cometer erros e crescer. Estás com medo do que poderás transparecer aos outros.

Uma mentalidade que quer evoluir é a resolução disto – perceber que podes crescer, mudar e ser o melhor naquilo a que te dedicas consistentemente mesmo com todos os erros que possas cometer, erros esses que te farão uma pessoa melhor.

Sempre que ouvires essa voz, diz a ti próprio: “Eu irei errar e aprender com isso.”

 

  1. Letargia: “Estou demasiado cansado. Não tenho energia.”

Este pensamento engana-te constantemente. A solução é dizeres a ti próprio “só mais uma”.

Sentires-te cansado depois de fazer 20 elevações e dizeres “só mais uma”.

Fazer “só mais uma” irá provar-te (e à tua mente) que tens toda a energia e entusiasmo que precisas para fazer o que tem que ser feito.

 

  1. Apatia: “Eu não quero saber de nada.”

Na verdade, tu queres saber de tudo. Toda a gente quer saber de alguma coisa e a única razão pela qual podes pensar assim é porque sentes que não consegues fazer nada com aquilo que sentes.

Descobrir aquilo que te interessa e trabalhar nisso ou usar isso como motivo para fazer o que tem que ser feito.

 

  1. Arrependimento: “Sou demasiado velho para começar. É demasiado tarde.”

A melhor altura para plantar uma arvore era há 20 anos atrás. A segunda melhor altura é agora. Este pensamento surge depois de perderes uma oportunidade que te aparece novamente. Não a ouças.

Podes começar agora. Ainda tens muito tempo.

 

  1. Identidade: “Eu sou preguiçoso.”

As palavras têm muito poder. Tem cuidado na forma como as usas.

E se não acreditas nesse lado espiritual e és mais científico – há algo chamado de “viés de confirmação” – basta pensares que és preguiçoso, tudo à tua volta acontece para confirmar isso mesmo.

Diz que estás cansado e a tua mente começa a procurar razões para confirmar isso.

 

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Tipos de pessoas tóxicas

13.04.22 | Ema

O sugador de energia

Essa pessoa faz sentir-te tenso, coloca-te para baixo sem razão aparente, não consegue ficar feliz com o sucesso dos outros.

 

O falso elogiador

Faz-te falsos elogios, carece de empatia, coloca-te em posições desconfortáveis.

 

O pessimista

Fala mal para as pessoas apenas para se sentir mais do que elas. Apenas se preocupa consigo próprio e tenta demover-te dos teus sonhos.

 

O crítico

Não te apoia nas decisões que tomas, critica cada passo que dás. Faz-te sentir que não fazes nada bem.

 

O manipulador

Tenta controlar tudo, finge gostar de ti e dos outros. Quer decidir sobre a vida de todos à sua volta.

 

A vítima

Culpa os outros pelos seus fracassos, está sempre em busca de atenção nas conversas das outras pessoas, desculpando-se daquilo pelo que diz não ter sorte.

 

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O que fazer aos 20s para evitar arrependimentos aos 30s e 40s…

11.04.22 | Ema
  • Constrói o hábito de comer saudável e fazer exercício. O teu corpo agradecerá anos mais tarde;

  • Escolhe cuidadosamente as pessoas com quem passas o teu tempo. Tu serás a média das cinco pessoas com quem mais passas o teu tempo.

  • Entende que ninguém consegue saber ou controlar tudo. Não te imponhas um stress desnecessário acreditando que o deves fazer.

  • Aperfeiçoa as tuas habilidades de comunicação, elas ser-te-ão úteis a vida toda.

  • Viaja o máximo que puderes. Nunca acharás que é demais. Se tens a oportunidade de o fazer, aproveita.

  • Não tenhas medo de expressar as tuas emoções. Nunca saberás quando os outros não estarão mais lá para te ouvir.

  • Leva o teu trabalho muito a sério. O teu trabalho é a tua contribuição para a sociedade. Dá o teu melhor com o que sabes.

 

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Várias coisas que a escola não te ensina

09.04.22 | Ema
  1. Como fazer vendas

  2. Como pensar

  3. Como negociar

  4. Como lidar com o fracasso

  5. Como gerir o tempo

  6. Como investir dinheiro

  7. Os princípios do sucesso

  8. Como lidar com o dinheiro

  9. Como ter consciência emocional

  10. Como causar impacto

  11. Como funcionam os impostos

  12. Como iniciar um negócio

  13. A importância de viajar

  14. Como encontrar a tua vocação

  15. Como comunicar bem

 

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