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lifestyle, curiosidades

A importância da saúde mental - dicas para manter a mente sã

29.07.21 | Ema

Falar em saúde mental ainda é um enorme tabu. Seja porque é um luxo, uma coisa de gente rica, seja porque é associado a 'malucos', ou até mesmo porque não há tempo para tratar ´dessas coisas'.

No entanto, a saúde mental é um fato comprovado. Se o corpo pode adoecer, a mente também. Não é sinal de fraqueza, nem de inferioridade, é sinal de que se foi muito forte e tentou de tudo, mas agora precisa de ajuda. Vários fatores podem desencadear estes problemas, sejam eles de nível profissional, familiar, socioeconómico, biológico, entre tantos outros.

Apesar de muitas vezes ser necessário recorrer a ajuda profissional, existem algumas formas de ajudar a manter a mente sã e ter uma vida melhor. Entre elas, podem ser:

- Cuidar de si, do seu corpo, tratar-se bem, seja a nível nutricional, seja a nível estético;

- Reservar tempo para a família, para os momentos de lazer, ou seja, fazer a separação da vida profissional da vida familiar. A vida não é só trabalho;

- Praticar atividade física, que pode ir desde a simples caminhada a treinos num ginásio, empenhar-se nalguma atividade que lhe transmita prazer;

- Exercitar a mente, seja com um bom livro, ou filme, pintar, ou aprender a fazer alguma coisa nova;

- Dormir bem;

- E procurar ajuda, também, perto daqueles que lhe são próximos, admitir que não está bem e que precisa de ajuda. A partir do momento em que se admite o que se está a passar, é tudo muito mais fácil de resolver.

E lembrar-se sempre, tudo melhora. E o tempo é bom conselheiro!

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Banho de manhã ou à noite?

26.07.21 | Ema

Sair de casa de manhã com o banho tomado ou não ir para a cama sem o seu duche? Qual será a melhor opção?

Desde a afirmação de que um bom banho ajuda a despertar, à teoria de que um banho antes de dormir é relaxante e ajuda a descansar melhor, as opiniões divergem.

Atualmente, o elo entre o banho e uma boa noite de sono está bem presente na nossa cultura. Já as nossas mães tinham a filosofia que dar banho ao bebé antes de deitar ajuda a relaxar e facilita o processo de adormecer. E, tendo em conta, que começamos a adormecer quando a temperatura corporal decresce, faz naturalmente todo o sentido. Sendo assim, um banho que não exceda a temperatura de 38º vai induzir o mecanismo corporal do sono.

Por esta lógica, tomar banho de manhã tem o mesmo efeito, ou seja, mantém-nos mais lentos e com um efeito de sono prolongado, a não ser que o banho seja com água mais fria, para evitar este efeito na temperatura do nosso corpo.

Mais uma vantagem em tomar banho à noite é a economia de tempo na rotina matinal.

 

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Coisas a fazer antes de mudar de casa

23.07.21 | Ema

Depois de comprar uma casa nova, vem a emoção de planear onde colocar todos os nossos pertences. Qual o cómodo certo para aquela poltrona confortável? Qual a parede onde encaixa melhor aquela obra de arte? E muito mais...

Antes de começar a desempacotar as suas coisas, há várias tarefas que deve considerar realizar antes do dia da mudança. Essas tarefas são mais fáceis de concluir numa casa vazia, mas também tornarão a sua nova casa muito mais aconchegante quando você se mudar.

Mudar as fechaduras

Assim que tiver as chaves da sua nova casa, a mudança das fechaduras de todas as portas exteriores deve ser a sua prioridade número um, pois não sabe quem tem uma cópia da chave atual. Pode comprar e instalar bloqueios por conta própria ou pode contratar um chaveiro para trocá-los por si. Além disso, certifique-se de atualizar todas as senhas ou códigos de segurança para dispositivos como sistemas de segurança e portas de garagem.

Verificar os alarmes de fumo

Uma boa medida de segurança é localizar os seus detetores de fumo e monóxido de carbono, substituir as suas baterias por novas e testar os dispositivos para se certificar de que funcionam corretamente. Isso lhe dará tranquilidade, pois esses importantes dispositivos de segurança estão a funcionar e prontos para ajudar a proteger sua casa.

Limpar a casa

Alguns proprietários deixam a casa limpa antes de se mudarem, mas você não deve esperar isso. Uma casa vazia torna a limpeza mais fácil, especialmente para tarefas como lavar carpetes, lavar as paredes e limpar armários ou frigorífico. Além disso, a limpeza da casa feita por si garante que o seu novo espaço seja higienizado à sua maneira.

Pintar as paredes e o teto

Antes de mudar a mobília ou pendurar alguns quadros, você pode querer mudar a cor da pintura das paredes em alguns cómodos ou até mesmo em toda a casa. Uma casa vazia é muito mais fácil de pintar, considerando que você não precisa mover nada ou cobrir tantos itens com lonas de tinta. Cuidar da pintura antes de se mudar também permite que você conserte rachaduras ou buracos nas paredes ou no teto.

Está a ter dificuldade em escolher uma cor para cada cómodo? Considere o uso de uma cor neutra como branco ou bege para toda a casa. Além disso, se sua casa tiver tetos ou paredes de abóbadas, que é uma característica comum em casas mais antigas, este é um ótimo momento para removê-los. Embora seja relativamente simples de cuidar, pode ser muito confuso.

Substituir os filtros de ar

Substituir os filtros do ar condicionado da sua casa ajuda a remover qualquer sujidade, pêlos de animais de estimação e pêlos deixados pelo proprietário anterior. Escreva a data em que trocou o filtro de ar no novo filtro para saber quanto tempo passou entre as trocas. Você pode querer dar um passo à frente e contratar um profissional para limpar e fazer a manutenção do sistema de aquecimento e refrigeração da sua casa.

Adicionar novo pavimento

Substitua o piso antes de mover qualquer móvel. Substituir pisos pode causar muita poeira e detritos, portanto, fazê-lo com a casa vazia evitará que os seus pertences fiquem sujos. Se você adicionar um novo piso, certifique-se de cobrir a renovação com lonas ou tapetes no dia da mudança para ajudar a evitar quaisquer danos.

A tarefa final, mas talvez a mais importante, que você deve fazer ao mudar de casa é certificar-se de atualizar todos sobre a sua nova morada. 

 

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Jejum intermitente

22.07.21 | Ema

Já toda a gente ouviu falar sobre jejum intermitente e, de facto, é uma prática milenar realizada por diversas civilizações e culturas ao longo da história.

Portanto, seja por opção, seja por falta de disponibilidade, o nosso corpo está adaptado para ficar várias horas sem se alimentar. E diversos estudos mostram ainda que esta prática traz imensos benefícios para o organismo além da perda de peso, como a redução do risco de doenças cardíacas, combate ao diabetes e melhoria da pressão arterial

Esta dieta é polémica, havendo cientistas, nutricionistas e profissionais de saúde que a defendem como a contestam. Mas uma coisa é certa: ela emagrece, uma vez que pode haver redução da ingestão de calorias diárias, o que leva a perda de peso.

Qualquer condição física específica exige um acompanhamento ou aconselhamento médico, seja a gravidez, amamentação ou outra situação que implica atenção aos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, alguns grupos correm riscos de efeitos negativos associados ao jejum, como dores de cabeça, tonturas ou incapacidade de concentração. Nestes grupos destacam-se idosos, menores de idade, pessoas sob efeito de medicação, com baixo índice de massa corporal, ou quem tem problemas emocionais ou psicológicos envolvendo alimentos, incluindo qualquer histórico de distúrbios alimentares.

 

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bbc.com

 

 

Os Sabores de Verão

22.07.21 | Ema

Cada estação oferece diferentes sabores, e o Verão é caracterizado pela abundância de frutas e vegetais suculentos que nos proporcionam uns meses de verdadeira delícia. No entanto, alguns desses alimentos básicos são dificéis de cozinhar e conservar corretamente, o que leva a que se estraguem sem termos a oportunidade de os provar.

Seguem, então, algumas dicas de como aproveitar ao máximo o que esta estação nos dá.

Frutas

Doces e coloridas como a melancia ou o melão, quando bem armazenadas, têm uma vida boa na prateleira de casa. Mas existem tantas outras de que podemos desfrutar.

Abacate

Embora o abacate possa não ser a fruta preferida no verão, ele tem muitas utilidades em receitas salgadas e doces. Como o abacate é um pouco insípido sozinho, basta imaginação para criar - principalmente no pico de maturação.

Escolha e armazenamento: 

Os abacates maduros são geralmente verdes escuros, mas podem variar em cor, então certifique-se de fazer um teste de pressão. Deve ser capaz de aplicar uma pressão suave e sentir um pouco de aperto quando estiver maduro. Geralmente, um abacate comprado em loja estará no pico de maturação dois dias após a compra. Pode armazenar abacates não cortados no frigorífico para retardar o processo de amadurecimento. Quando cortado, guarde o abacate restante num saco fechado com o caroço deixado de um lado, esprema uma pequena quantidade de suco de limão na superfície para retardar o escurecimento.

Modo de uso:

Os abacates podem assumir sabores doces e salgados. Para um prato saboroso, experimente-os no pequeno-almoço com torradas com tomate e sal ou picado numa salada. Como sobremesa, experimente usar um abacate maduro demais como espessante para massas de bolo e mousses.

Pêssegos

Os pêssegos são uma das frutas mais doces, mas o seu único senão é o temido caroço e a sujidade que costumam acompanhar a sua confeção e comê-los. No entanto, esse não precisa ser o caso, então pode voltar a sentir-se bem ao comê-los neste verão.

Armazenamento e corte:

Os pêssegos são delicados, o que os torna um pouco difíceis de cortar. No entanto, antes de cortar o pêssego, planeie com antecedência e guarde-o no frigorífico ou mergulhe-o em água gelada durante alguns minutos para que endureça um pouco. O resfriamento tornará muito mais fácil descascar a pele. Depois de retirar o caroço e cortá-lo em rodelas, esprema o sumo de limão por cima e guarde os pedaços restantes embrulhando-os em papel alumínio e colocando-os no frigorífico.

Modo de uso:

Use os seus pêssegos em limonada ou chá gelado para adicionar sabor de frutas. Os pêssegos também podem ser ótimos em pratos salgados, como saladas e molhos.

Morangos

A cor vermelha brilhante de um morango é atraente e o seu sabor refrescante é perfeito para um dia mais quente de verão. Pode ser frustrante quando eles ficam pastosos rapidamente, mas não desista ainda - existem maneiras de mantê-los gordos e perfeitos que você pode não ter considerado.

Escolha e armazenamento:

Compre um recipiente com morangos vermelhos mais claros. A cor mais clara significa que não estão maduros, mas em breve estarão prontos para comer. Ao fazer isso, você prolongará a sua vida útil se não comer todos de uma vez. A melhor maneira de armazenar morangos cortados é congelá-los num saco plástico.

Modo de uso:

Morangos são um ótimo alimento de verão em saladas e sobremesas. Para um pequeno-almoço farto e saudável, congele os morangos para adicionar a um smoothie!

Melancia

Os piqueniques não ficam completos sem suculentas fatias rosadas de melancia fresca e refrescante. Faz com que o trabalho pesado e o corte valham a pena, mas pode ser um pouco deprimente quando fica muito encharcado.

Fatias e cubos:

É melhor cortar a melancia logo antes de usar para manter a polpa o mais fresca possível, pois a casca protege bem. Esta fruta grande e pesada requer algum planeamento antes de ser aberta, então decida se quer fatias estilo piquenique ou pedaços em cubos de antemão. Corte a casca em ambas as pontas e coloque a melancia numa das pontas cortadas para tornar o corte mais estável.

Modo de uso:

A melancia é uma delícia saborosa por si só, mas já considerou a melancia num gelado? Experimente fazer o seu próprio misturando fatias de melancia com uma mistura de xarope simples e depois congelando.

 

Vegetais

Mesmo aqueles que normalmente evitam comer os seus vegetais não podem negar o quão deliciosos os vegetais de verão podem ser. Da grelha à cobertura, os vegetais mencionados abaixo brilham melhor nesta temporada, portanto, mantenha-os frescos por mais tempo com estas dicas.

Vagem

Você pode estar habituado a comer feijão verde em lata fora da temporada, mas agora que o feijão verde fresco está disponível, você pode saborear o sabor e estalar novamente. Veja como manter a pressão antes que se estrague.

Armazenamento e corte:

Os feijões verdes frescos duram cerca de sete dias quando são lavados e guardados no frigorífico. No entanto, você pode cortar as pontas do feijão verde e congelá-lo para preservá-lo por mais tempo.

Modo de uso:

Os feijões verdes são ótimos como acompanhamento, mas também pode tentar grelhar e glacear para adicionar sabor e textura.

Abobrinha

A cor amarela ensolarada da abóbora é uma adição agradável e brilhante a qualquer prato de vegetais. Semelhante à abobrinha, só precisa de cortá-la e servi-la antes que fique mole.

Armazenamento:

Mantenha s sua abóbora sem cortar até que esteja pronta para cozinhar. Verifique periodicamente fazendo um teste de pressão, garantindo que não haja compressão. A abóbora deve ser conservada de cinco a sete dias no frigorífico e de um a três dias a temperatura ambiente.

Modo de uso:

Fatie e grelhe a sua abóbora para um excelente acompanhamento vegetal, ou pode criar um divertido macarrão de abóbora usando um espiralizador de vegetais.

Milho doce

O sabugo de milho é um alimento básico para churrascos no verão, e há muitos usos para o milho doce no verão. Remover a casca pode ser um processo complicado, mas vale a pena!

Escolha e corte:

Na hora de escolher o milho, pegue em cada espiga e, se estiver firme e tiver peso, é bom para comprar. Um bom truque para descascar é cortar as pontas da casca e do milho e colocá-lo no micro-ondas por dois minutos. Quando remove a casca e a seda, o milho deve deslizar para fora.

Modo de uso:

Use em saladas grelhadas com manteiga.

Tomate

Embora sejam tecnicamente uma fruta, os tomates são saborosos o suficiente para serem considerados vegetais pela maioria. Veja como encontrar e servir os tomates perfeitos.

Escolha:

Resista a apertar os tomates ao fazer uma seleção. Em vez disso, pegue nele e sinta o seu peso - ele deve parecer pesado para o seu tamanho. Ele também deve ter um aroma doce e terroso, e quanto mais aroma tiver, mais saboroso será.

Modo de uso:

Os tomates podem ser ótimos em pratos em quase todas as formas, desde cozidos a secos ao sol. Experimente uma refrescante salada caprese no almoço ou salpique o seu macarrão com tomates secos ao sol para o jantar.

 

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americanlifestylemag.com Atlas da Saúde